PALAVRA DE SABEDORIA


Combinação de café e cigarro aumenta riscos para o coração, diz estudo


 

O consumo combinado de cigarro e café eleva os prejuízos dos dois vícios ao coração, alertou uma pesquisa da Escola Médica de Atenas. De acordo com as conclusões da equipe grega, a ação conjunta danifica as artérias e o fluxo sangüíneo.

Na primeira etapa do estudo, os cientistas avaliaram os efeitos imediatos do fumo e da cafeína em 24 pessoas. Numa outra fase, pesquisaram os efeitos de longo prazo em 160 pessoas. Os especialistas analisaram os indicadores de riscos de doenças cardiovasculares, que são a rigidez da aorta, a principal artéria do coração, e o fluxo do sangue pelas artérias.

O estudo indicou que a combinação das duas substâncias potencializa seus efeitos nocivos, contudo, os cientistas frisaram que os efeitos ainda são pouco conhecidos.

"Dada a freqüência da combinação do consumo de fumo e cafeína, esses efeitos na função arterial podem ter implicações importantes", destaca o estudo.

O principal autor do estudo, Charalambos Vlachopoulos, alertou que fumantes não devem fumar e consumir café ou outras substâncias que contêm cafeína ao mesmo tempo.

Fonte: Revista Época


Deseja comentar?