NOSSO PAI CELESTIAL

Primeira Visão


Existe um Deus

Alma, um profeta do Livro de Mórmon, escreveu: "Todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo".(Alma 30:44) Se olharmos para o céu à noite, teremos uma idéia do que Alma quis dizer. Existem milhões de estrelas e planetas, todos em perfeita ordem. Eles não apareceram por acaso. Podemos ver a obra de Deus nos céus e na Terra. As muitas e belas plantas, os deferentes tipos de animais, as montanhas, os rios, as nuvens que nos trazem chuva e neve - todas essas coisas nos testificam que existe um Deus.

Deus É o Governante dos Céus e da Terra

Os profetas nos ensinaram que Deus é o governante Todo-Poderoso do universo. Ele habita nos céus (ver D&C 20:17). Por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, criou os céus, a Terra e tudo o que há neles (ver Moisés 2:11). Fez a lua, as estrelas e o sol. Organizou este mundo, deu-lhe forma, movimento e vida. Encheu o ar e a água com coisas vivas. Cobriu os montes e as planícies com todos os tipos de vida animal. Deu-nos o dia e a noite, o verão e o inverno, o tempo de semear e o de colher. Fez o homem à Sua imagem, para que se tornasse governante sobre Suas criações (ver Gênesis 1:26-27).

Deus é o Ser supremo e absoluto em quem cremos e a quem adoramos. Ele é o Criador, o Governante e o Protetor de todas as coisas (ver Discursos de Brigham Young, pp. 18-23).

Que Espécie de Ser É Deus?

O Profeta Joseph Smith disse: "Se o véu se rompesse hoje, e o grande Deus que mantém este mundo em sua órbita, e que sustenta todos os mundos e todas as coisas por Seu poder, se fizesse visível - digo, se vós pudésseis vislumbrá-Lo hoje, vê-Lo-íeis em forma de homem".(Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 336) Deus é um homem glorificado e perfeito, um personagem de carne e ossos (ver D&C 130:22). Dentro de Seu corpo tangível, existe um espírito eterno.

Deus é perfeito. É um Deus de amor, misericórdia, caridade, verdade, poder, fé, conhecimento e julgamento. Possui todo o poder. Conhece todas as coisas. É cheio de bondade.

Todas as coisas boas vêm de Deus. Tudo o que Ele faz é para ajudar Seus filhos a se tornarem como Ele - um Deus. Disse Ele:

- "Eis que esta é a Minha obra e Minha glória: proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem".(Moisés 1:39)

Por Que Devemos Tentar Conhecer a Deus?

Conhecer Deus é tão importante, que o Salvador disse: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".(João 17:3)

O primeiro e maior dos mandamentos nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração" (Mateus 22:37).

Quanto mais conhecemos a Deus, mais O amamos e guardamos Seus mandamentos (ver I João 2:3). Guardando Seus mandamentos, podemos tornar-nos como Ele.

Como Podemos Conhecer a Deus?

Poderemos conhecer Deus, se:

1. Acreditarmos que Ele existe e que nos ama (ver Mosias 4:9).

2. Estudarmos as escrituras (ver II Timóteo 3:14-17).

3. Orarmos a Ele (ver Tiago 1:5).

4. Obedecermos a todos os Seus mandamentos da melhor maneira possível (ver João 14:21-23).

Se fizermos todas essas coisas, conheceremos a Deus e teremos, por fim, a vida eterna.

Escrituras Adicionais

• Atos 7:55-56 (o Filho à mão direita do Pai)

• D&C 88:41-44 (qualidades de Deus)

• Salmos 24:1 (a Terra pertence ao Senhor)

• Moisés 1:30-39 (a Criação)

• Alma 7:20 (Deus não pode errar)

• Joseph Smith 2:17 (o Pai e o Filho são personagens separados)

• Alma 5:40 (o bem vem de Deus)

• João 14:6-9 (o Pai e o Filho são semelhantes)

• Mórmon 9:15-20 (Deus de milagres)

 

Fonte: Princípios do Evangelho