A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO GENEALÓGICO


Uma Visão Católica do Trabalho Genealógico de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

 

Este é um texto de um site católico com referências ao trabalho genealógico da Igreja.

Os Arquivos Mórmons

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em inglês The Church of Jesus Christ of the Latter-day Saints-LDS, ou, como é mais conhecida Igreja Mórmon, tem sede e seu principal templo (que chegamos a visitar em 1963) em Salt Lake City, em Utah, no oeste dos Estados Unidos. A hierarquia da Igreja se constitui das "estacas" (dioceses); "alas" (paróquias); distritos; "ramos" (paróquias distritais); e missões. Chegaram em Utah há 150 anos, num êxodo de 2.092 quilômetros, fugindo dos assassinos que mataram o fundador e primeiro chefe da Igreja Joseph Smith, em Illinois.

A teologia mórmon reconhece a Bíblia, à qual associa o Livro Mórmon. Sua pregação é basicamente a mesma das igrejas cristãs: a honestidade, a castidade, a caridade e a prática das virtudes.

Entre os preceitos, está um que explica o interesse particular que os Mórmons têm pela pesquisa genealógica. Um de seus rituais sagrados é a "ordenança para os mortos" que significa o batismo de ancestrais. É necessário que se conheçam os dados relativos a cada antepassado morto da família dos fiéis, a fim de que aquele ente falecido possa ser batizado por procuração, e ser salvo. Entendemos bem esse preceito dos Mórmons porque nós, católicos romanos, também temos uma crença na "comunhão dos santos", no sentido de que podemos orar pelos mortos. Além desse preceito de fé, os mórmons têm no casamento um sacramento para a eternidade: a morte não separa o casal nem modifica a estrutura familiar, o que é também um belo preceito.

Os mórmons transferiram para os seus arquivos os dados microfilmados dos arquivos ao redor do mundo, inclusive do Brasil. Fizeram isso numa base de troca: salvaram essa documentação que, sem a ajuda deles, estaria já em parte perdida, como se perderam no passado grande parte dos documentos históricos brasileiros. Por onde passaram deixaram um novo conceito de responsabilidade com a documentação histórica, além de fornecer a duplicata dos microfilmes. Seus dados foram copiados em arquivos de dioceses, cartórios, cemitérios, e incluem até listas de passageiros de navios. Os microfilmes estão guardados em uma abrigo à prova de ataque nuclear em uma montanha de granito em Salt Lake City.

Os dados genealógicos extraídos dos documentos pelos mórmons são confiáveis?

Com certeza, sim, pois não lhes faltam funcionários competentes para a leitura dos manuscritos e extração das informações. E de tudo que você conseguir com eles você pode obter certidão nos arquivos originais. A respeito de sua honestidade, diz Moisés Rabinovi (O Estado de S. Paulo - 11/10/97): "Os mórmons ("superiormente bons", em "egípcio reformado") têm a reputação de incorruptíveis. A central de inteligência dos Estados Unidos (a CIA) e também o FBI, a polícia federal, os cortejam querendo empregá-los. No Brasil dos anões do orçamento, do escândalo dos precatórios, da compra de votos e do "frangogate", eles enfrentam problemas. Um "habite-se" que pode ser concedido rapidamente, estimulado por propina, leva meses para os Santos dos Últimos Dias. Com despachantes proibidos de subornar, também fica emperrada a liberação de equipamentos importados da igreja matriz em Salt Lake City ".

Ainda segundo Rabinovi: "Os pioneiros Santos dos Últimos Dias no Brasil foram imigrantes alemães que chegaram em 1923. Os primeiros missionários de Utah os reforçaram em 1928. A primeira igreja da América do Sul surgiu em Joinville, em Santa Catarina, em 1931."

No Brasil, o principal Centro Mórmon, com seu arquivo, fica no Caxingui, vizinho ao bairro do Morumbi, São Paulo. Visitei (Ma. José) esse moderno centro de microfilmagem e arquivo em 1984. O endereço é:

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Avenida Prof. Francisco Morato, 2390/2430
Caxingui
Sao Paulo, SP, 05512-900
Fone: 021 11 3723-3410

Em Brasília:
Avenida W5, Quadra 913, Modulo 59
Asa Sul
Brasilia, DF, Brazil
Fone: 021 61 245-1319

Criada em 11 de Julho de 2001

Direitos reservados. Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Documentos de interesse para a pesquisa genealógica. COBRA.PAGES, www.nom.br, Internet, Brasília, 2001.
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de COBRA.PAGES)


Deseja comentar?