O BATISMO PELOS MORTOS

 


Capítulo 20

 

----- Original Message -----
From: Airton Evangelista da Costa
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, December 20, 2002 12:40 PM
Subject: [Apologética Aplicada] BATISMO PELOS MORTOS

Amado Irineu,
 
  Veja as minhas considerações abaixo de cada item. Como já disse, encerro minha participação nessa questão batismo pelos mortos, suficientemente debatida, salvo se
surgir um  fato novo digno de nova intervenção. Em determinado momento os argumentos passam a ser repetitivos e portanto sem proveito.
----- Original Message -----
From: irineu
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, December 09, 2002 11:53 PM
Subject: [Apologética Aplicada] Batismo pelos mortos - Pastor Airton

 

Prezado Pastor Airton,

 

Que grande oportunidade tenho de falar com alguém que parece conhecer um pouco sobre minha fé e crença.

 

AIRTON - Pouco ou quase nada conheço do mormonismo. O que apre4sento são apenas fragmentos colhidos

à pressa, num esforço de de acompanhar o seu raciocínio e apresentar argumentos mais consistentes.

 

Que bom que o Senhor usou o Livro de Mórmon - para reforçar seu ponto de vista - concedendo-me assim a mesma prerrogativa de também usá-lo de forma tão válida quanto este lhe prestou. Obrigado.

 

AIRTON - Sempre procedo dessa maneira, seja com relação ao mormonismo, ICAR, espiritismo ou testemunhas de jeová. Procuro conhecer um pouco da palavra oficial dessas religiões e os comparo com os argumentos apresentados.

 

Na doutrina apregoada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o batismo assim como a Bíblia também o faz, é parte integrante da salvação como o próprio Cristo também de forma clara e direta sem rodeios, sem dúbias interpretações ensinou ao pronunciar Suas célebres palavras que logo após crer, segue-se o batismo para então se confirmar a salvação, como já foi exaustivamente dito aqui.

 

Esse texto é tão claro, simples, direto e conclusivo que não permite margem alguma para dúbias interpretações.

 

Vc diz: ...logo, os que morreram na fé em Cristo, porém sem batismo, não estão no céu, não estão salvos. Se não estão no céu, estão num lugar de tormentos, já condenados...

 

Morrer na fé em Cristo e sem batismo...?, Ora eles serão batizados!

 

É o que Cristo diz textualmente: “aquele que crer e for batizado... será salvo”. Ora, se apenas creu e não batizou não está salvo... É muito claro isso nas palavras de Cristo. E também Paulo assim também evidenciou aos coríntios.

 

Não sei porque se tenta deduzir algo diferente do que o Próprio Autor dessa salvação disse, considerando ainda uma frase tão curta, tão simples, tão direta, tão enfática e conclusiva como esta: : “aquele que crer e for batizado... será salvo”.

 

Vc diz: ... se não estão no céu estão num lugar de tormentos...

 

Se eu entendi bem – desculpe-me se estiver enganado – o senhor está dizendo que alguém que não conheceu a Cristo, nunca ouviu falar, nunca lhe foi pregado a mensagem cristã – e existem milhões de pessoas assim espalhados pelo mundo de todas as épocas e lugares – estará condenado? Sim, porque para voltar à presença de Deus é preciso ter crido em Jesus. E estes não creram, mas porque não lhes foi pregado...

 

AIRTON - Em mensagens anteriores coloquei à saciedade essa questão. O senhor chegou próximo de entender meu questionamento. Não considerarei mais a questão do crer e for batiza para não ser repetitivo. A questão é a seguinte. Os mórmons batizam os mortos  que, ANTES, creram em Cristo. Veja sua resposta sobre o assunto: "IRINEU: O batismo sozinho não leva ninguém a salvação. Ele precisa ter crido antes em Jesus". Considero que o "crido antes" diz respeito aos que estavam vivos. Se o mormonismo considera que alguém possa crer depois da morte, e depois disso ser batizado depois da morte, e ser salvo, então estaríamos diante de uma heresia enorme, pois os vivos não sabem se os mortos se converteram. A história dos sonhos é inadmissível. Voltemos ao questionamento. O mormonismo diz que se apenas crer e não for batizado não será salvo (2 Ne 9.24). É por essa razão que se batizam pelos mortos. Então, os que assim morreram não estão salvos. Estão condenados. Ora, somente com a fé em Jesus, sem o batismo, não entram no céu, segundo o mormonismo. Então, esses que morreram sem batismo, onde ficaram? Estão salvos? Não foram condenados? Estão numa estação intermediária? Se estão salvos, não prfecisa de batismo. Se estão condenados, nada mais poderá mudar a situação. é essa a questão. Seria útil para mim  e para os leitores que isso ficasse bem explicado, a fim de podermos entender melhor o mormonismo. Não se trata, portanto, de pessoas que nunca ouviram o Evangelho. Esta questão já expliquei em mensagem anterior. Falo das que ouviram o Evangelho, aceitaram a Palavra, creram que Jesus Cristo é o Filho de Deus, aceitaram Seu senhorio de todo o coração, creram que Ele ressuscitou dentre os mortos, obedeceram, mas por algum motivo não foram batizadas. Onde estão essas pessoas? Foram ou não foram condenadas? Estão em algum lugar aguardando o batismo aqui na terra?

 

 Como fica a justiça de Deus ao condenar alguém que não teve a oportunidade de conhecê-lo?

 

E se alguém é salvo sem conhecer a Cristo, não seria justo, pois esse não seguiu a ordem de Jesus que ensinou que salvos serão somente aqueles que creram (e nem estou considerando aqui o restante da frase ...foram batizados).

 

E ainda, se forem salvos, mesmo sem conhecerem a Cristo, ficaria comprometida outra declaração de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”(Mc. 16:15)?

 

Ora, se posso ser salvo sem conhecer a Cristo é melhor não virem pregar para mim, pois corro o risco de não aceitar e assim ser condenado...! Uma grande contradição e confusão acreditar assim.

 

AIRTON - Com relação às pessoas que nunca receberam a Palavra, já expliquei em mensagem de 09.12.2002. Apenas de passagem, digo que Deus promulgou sua Lei de várias maneiras, havendo em primeiro lugar escrito na consciência dos homens, de modo que todos os homens têm consciência do divino. Paulo assim resume: "POIS DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO OS ATRIBUTOS INVISÍVEIS DE DEUS , SEU ETERNO PODER E SUA NATUREZA DIVINA, TÊM SIDO VISTOS CLARAMENTE SENDO COMPREENDIDOS POR MEIO DAS COISAS CRIADAS, DE FORMA QUE TAIS HOMENS SÃO INDESCULPÁVEIS" (Rm 1.20).

 

A escritura que citastes do Livro de Mórmon está em perfeita harmonia com as declarações de Jesus, reforçando ainda mais o que estou a compartilhar, quando diz: “E ordena a todos que se arrependam e sejam batizados em seu nome, com perfeita fé no Santo de Israel, pois do contrário não se poderão salvar no reino de Deus” (2 Nefti 9.23).

 

Compare: “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Mc 16:16)

 

AIRTON - Pois é, se não estão salvos os não batizados, mas que creraam antes, como o batismo pós-m orte pode tirá-los da condenação?

 

A ordem explicita tanto numa escritura quanto na outra é direcionada a todos nós os vivos, que conhecemos, que estamos a par das boas novas de Cristo e assim já em vida estamos tendo a oportunidade de decidir se vamos para o lado de Cristo ou não.

 

Tenha em mente que o batismo pelos mortos é para aqueles que não conheceram a Cristo e, evidente e totalmente não é o que está sendo retratado nem na escritura citada do Livro de Mórmon nem na da Bíblia.

 

AIRTON - Creio ter havido um pequeno descuido de sua parte. O senhor disse que o batismo é para os que creram antes. Quem creu é porque conheceu a Cristo. Ou não? O que é conhecer a Cristo? É o que nestá em Romanos 10.9-11: "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. como diz a Escritura, o que nele confia jamais será envergonhado" .

 

Vc diz: “Ficamos então diante de uma situação em que o mormonismo, pelo batismo pós-morte, muda a situação do condenado.

 

O batismo não muda a situação da pessoa, a menos que ela mesma já não a tenha mudado por crer em Jesus. É isso que acreditamos e ensinamos e não o que buscam interpretar por nós...

 

Outra vez vc diz: A Bíblia não nos conduz ao entendimento de que após a morte haja possibilidade de mudar a situação dos não salvos.

 

Nem acreditamos assim. Quando o senhor diz “não-salvo”, parece que para si já houve uma condenação, um julgamento e aí voltamos a situação já citada daqueles que não ouviram do evangelho. Por isso desejo saber sua opinião sobre isso, para que fique claro, assim com a minha está, o que o senhor pensa sobre isso e assim possa entendê-lo melhor.

 

AIRTON - Para o mormonismo já houve uma condenação. Se creram, mas não foram batizados, estão condenados.

Esses mortos que creram e não foram batizados estão no inferno ou no céu? Se estão no inferno ou num lugar de tormentos, não vejo como serem removidos para o céu, pois entre um e outro há um grande abismo e ninguém pode passar de um lugar para outro (Lc 16.26).

 

As três últimas escrituras que cita, só reforçam o primeiro principio do evangelho, ou seja, a crença em Jesus. Perceba que logo a seguir a essa crença vem o cumprimento da ordem de Cristo tão bem explicitada por Pedro quando batizou aquelas quase 3000 pessoas.

 

Ora, se se bastava crer em Jesus, por que então ter todo o trabalho para batizar uma multidão daquelas?

 

Não seria mais fácil, dizer: crer em Jesus e tudo bem, podem voltar para casa e pronto... Não, pastor Airton, não foi assim que aconteceu, a escritura registra de forma eloquente e indiscutível: "O que faremos varões irmãos?, pergunta a multidão, ao que Pedro responde: arrependei-vos e CADA UM DE VÓS sede batizados..."

 

Ao perguntar sobre sua religião o senhor disse que era cristão-evangélico.

 

O senhor é um pastor, correto? Qual o nome da Igreja que pastoreia? Enfim, desejo saber qual o nome de sua denominação religiosa para que eu possa ter uma idéia melhor de seus conceitos religiosos.

 

Sou muito grato por ser um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e estarei sempre a sua disposição para compartilhar sobre minha fé e crença.

 

Antes de continuar a responder os comentários que fez acerca das minhas outras respostas, ficarei aguardando as suas respostas para as 2 perguntas feitas.

 

AIRTON - Os argumentos começam a ficar repetitivos. Sou pastor de uma denominação Assembléia de Deus. Sugiro, para encerrar o assunto BATISMO PELOS MORTOS, que o amado concentre sua resposta na questão da salvação dos que morreram crendo, porém sem batismo. Desta forma, não estão salvos. Se não estão salvos, como estão? Se estão condenados, como justificar que o batismo feito por um mprepresentante aqui na terra possa mudar esse quadro? Isso será explicado obviamente com base na Bíblia Sagrada, tendo o direito de fazê-lo com base na palavra oficial do mormonismo.

 

Fraternalmente,

 

Irineu

AIRTON

 


Cap. 21