O BATISMO PELOS MORTOS

 


Capítulo 13

 

----- Original Message -----
From: Eduardo Honorato
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, December 03, 2002 12:18 PM
Subject: [Apologética Aplicada] Re:_[Apologética_Aplicada]_Batismo_-_Eduardo_Honorato

Irineu

Vc acredita que alguém voltará a presença de Deus sem ter o batismo?

Querido, eu não acredito que as pessoas irão "voltar" à presença de Deus, simplesmente porque eu não creio na pre-existência da alma.

Paulo disse que o homem natural é primeiro, ou seja, primeiro nasce o corpo, depois o espírito.

"Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual." (1CO 15:46)

Zacarias diz que o Senhor forma o espírito do homem dentro dele e não ANTES dele:

"PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele." (ZC 12:1)

Assim sendo, creio que o homem SERÁ SALVO única e exclusivamente pelo sacrifício do cordeiro, e não há mais nada necessário para que essa salvação se dê.

Quanto ao texto de Mateus, julgo desnecessário comentar, pelo simples fato de que já o fiz. Temos então, definitivamente, opiniões discordantes.

Quero, antes de mais nada, dizer-lhe o quanto é prazeroso pra mim trocar idéias com você.

Deus te abençoe.

 

----- Original Message -----
From: IRINEU2
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, December 03, 2002 5:06 PM
Subject: [Apologética Aplicada] Batismo - Eduardo Honorato

Eduardo,

 
Independente de nossas crenças (conteúdo) sempre é prazeroso - como vc citou - agir (forma) com respeito e fraternidade, pois assim podemos sentir e compreender um pouco mais a grandeza das boas novas do Cristo vivo.
 
Independente da questão do "voltar", gostaria de sua opinião direta e se possível uma explicação da pergunta que lhe fiz e - se não estou enganado - vc não respondeu, ou desculpe-me a falta de entendimento.
 
Vou refazer a pergunta substituindo o verbo voltar pelo estar, ok?
 
Vc acredita que alguém "estará" na presença de Deus sem ter o batismo?
 
Ou ainda a mesma pergunta enfatizada com o verbo "salvar": Vc acredita que alguém possa ser salvo sem ter sido batizado?
 
Se sim, por gentileza explique-me, levando em conta a enfática declaração de Jesus: aquele que crer e for batizado... será salvo.
 
Se vc pegar o "será salvo" de Cristo, verá que todos no futuro que estiverem salvos, necessariamente deverão estar batizados.
 
Observe, por outro lado ainda, que se vc ver a frase do futuro para o presente, fica evidente que todos os que se salvaram foram batizados ou as palavras de Cristo não teriam sentido algum!
 
Tenha em mente, Eduardo, que o enfoque que estou dando está sempre circunscrito a argumentação e não necessariamente a detenção da verdade, por isso não se preocupe com o "provar isso ou aquilo", pois acredito que quem nos prova o "isso ou aquilo" é o Senhor, nós apenas limitamo-nos a mostrar as "evidências".
 
Afinal, o resto é entre nós e o Senhor, não é mesmo?
 
Um fraterno abraço,
 
Irineu
Ps. Depois podemos dialogar sobre a questão da pré-existência (o "voltar"), mas por enquanto vamos focar o batismo, ok?

 

----- Original Message -----
From: "Abraao Martins de Andrade - DATAPREVCE" <abraao.andrade@ce.pre...>
To: <defesadafe@yahoogrupos.com.br>
Sent: Tuesday, December 03, 2002 6:15 PM
Subject: RES: [Apologética Aplicada] Batismo - Eduardo Honorato

Irmãos, queria que me explicasse sobre o ladrão bom. Ele não foi batizado, porém foi salvo, como se explica ???
 

----- Original Message -----
From: IRINEU2
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, December 03, 2002 4:59 PM
Subject: [Apologética Aplicada] Pastor Airton

Pastor Airton,
 
Amanhã começarei a responder as perguntas que me fez.
 
Fraternalmente,
 
Irineu

 

----- Original Message -----
From: Eduardo Honorato
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, December 03, 2002 6:45 PM
Subject: [Apologética Aplicada] Re: [Apologética Aplicada] Batismo - Eduardo Honorato

Irineu

"Vc acredita que alguém possa ser salvo sem ter sido batizado?"

Resposta: SIM

Antes de explicar o porquê da referida passagem gostaria de deixar-lhe uma ponderação e quero saber o que você pensa.

I Coríntios 1.17 pode nos lançar mais luz sobre esse assunto. "Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; "

Com isso podemos ver o motivo pelo qual Paulo foi enviado por Cristo. Desde que Cristo enviou Paulo para EVANGELIZAR e não para batizar, é porque o batismo não está incluído no EVANGELHO.
O EVANGELHO é a mensagem que trás salvação

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (RM 1:16)

"Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo." (1CO 4:15)

"Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; SE NÃO É QUE CRESTES EM VÃO." (1CO 15:2).

Nós podemos cuidadosamente comparar At. 26.17-18 com 1Co 1.17. Poderemos entender o batismo ainda mais quando comparamos esses versos...
O próprio JESUS diz:

"Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio. Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; A FIM DE QUE RECEBAM A REMISSÃO DE PECADOS, e herança entre os que são santificados pela fé em mim." (AT 26:18)

ESTE É O MOTIVO PELO QUAL CRISTO ENVIOU PAULO. Umas das razões listadas do motivo pelo qual Cristo "enviou" Paulo, é "receber a remissão de pecados". Agora, olhe para 1Co1.17 novamente. Paulo disse a Corinto que Cristo o enviou para EVANGELIZAR e não para batizar. Isso significa que todos receberam a "remissão dos pecados" SEM o batismo!!!!!

Por favor, considere o seguinte silogismo baseado em Atos 26.17-18 e 1Cor 1.17

Cristo ENVIA Paulo para que recebam o perdão dos pecados (Atos 26.17-18)
Cristo NÃO envia Paulo para batizar (1 Co 1.17)
Portanto, os que são salvos por receberem o evangelho são perdoados dos pecado SEM O BATISMO.

Como estaria Paulo habilitado para oferecer aos outros a "remissão de pecados"? Veja as mensagens em Atos 13.38-39; 16.30-31 e 20.21. A mesma verdade é reiterada ao longo do Novo Testamento (Ef. 2:8,9; Tito 3:5; Rom 4:4-6, 9:30-10:4; Gal. 2:16; Fil. 3:9; 2 Tim. 1:9, etc).
Quando uma pessoa ensina que um não salvo precisa do batismo para salvação, ele está ensinando como conseqüência a necessidade das seguintes condições para salvação : (1)Água, que é necessária para um batismo de forma bíblica, e (2) um cristão preparado e qualificado, antes de ele ser salvo. Hipoteticamente, isso significa que uma pessoa que recebe a Jesus Cristo através de um amigo Cristão num lugar árido, NUNCA SERÁ SALVO! Essa é a única conclusão lógica para o ensino de uma necessidade de um batismo para salvação.

Ademais, quero colocar mais uma ponderação:

"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra." (AT 10:44)

Eles receberam o Espírito Santo e falaram em línguas. O de línguas é um dom para a igreja, para os que são salvos. Você concorda com isso? Se sua resposta for sim, você então aceita que eles foram salvos ANTES de serem batizados ? (por sinal, Pedro também estranhou o que aconteceu v.47)

Assim sendo, creio que o batismo não opera salvação.

Portanto, o texto de Mc. 16.16 deve ser visto com outros olhos, ou então, temos contradições terríveis e inaceitáveis na bíblia. Além disso, você deve saber da procedência duvidosa e a controvérsia que existe sobre a passagem de Marcos 16, que à partir do verso 8, provavelmente o texto foi acrescentado. Mesmo que ele não tenha sido acrescentado (conforme eu creio) devemos Ter em mente que a inspiração estava nos autógrafos, e não nas cópias. O que me leva a crer que talvez a passagem em questão tenha sido mal traduzida ou mesmo mal copiada.

Sugiro que após isso (suas considerações) dialoguemos sobre a "preexistência da alma" e "os graus de glória".

Abraços 

 


Cap. 14