O BATISMO PELOS MORTOS

 


Capítulo 10

 

From: "Defensor da Fé"

To: "defesadafe" <defesadafe@yahoogrupos.com.br>
Sent: Friday, November 28, 2002 9:11 AM
Subject: [Apologética Aplicada] O Batismo
 

Prezado Irineu

 
Como falei antes, gostaria de entender mais sobre o batismo. Veja: A Bíblia fala "quem não crer será condenado". Não faz relação entre batismo e condenação (não está escrito quem não crer e não for batizado será salvo) mas..vamos adiante.
 
Vc falou uma coisa legal "o ladrão na cruz deve ter sido batizado". Suponho que esse "deve"'sugere uma suposição pois, não encontramos registros dele ter sido batizado por alguém em qualquer época - a não ser que façamos este batismo hoje :-)
 
Veja: Devem ter milhares e pessoas que morreram arrependidas de seus pecados e que não foram batizadas. Não quero desmerecer o batismo mas, será que apenas por nào ser batizado esta pessoa estaria condenada? Será que isto não tornaria o cristianismo uma religião muito....ritualista?
 
Outra coisa: Em Rm 10.9-10 lemos: "A saber: Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou entre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." Onde está o batismo aí?
 
--------------------------------------------
Yuri Eloi
Defensor

 

----- Original Message -----
From: irineu
To: defesadafe@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, November 29, 2002 7:37 AM
Subject: [Apologética Aplicada] O Batismo

Prezado Yuri,
 
O batismo é uma ordenança sagradanecessária e plenamente evidenciada nas escrituras.
 
A observação que vc faz de que o batismo não é citado na segunda parte das palavras de Cristo e por isso algumas pessoas poderiam ficar isentos da ordenança, desculpe-me, mas não faz sentido.
 
Observe que quem não creu, obviamente não será batizado. Seria uma redundância de Cristo, se Ele necessitasse repetir isso na conclusão da frase. Ora, "quem crer e for batizado será salvo" disse Ele. Em seguida, Jesus conclui de forma evidente: "quem não crer será condenado", pois quem não creu é factível: não será batizado, já que não creu que é o pré-requisito para o batismo.
 
Seria ilógico da parte de Cristo afirmar que quem não creu e não foi batizado não seria salvo, ora, se alguém já não creu, o batismo não teria sentido algum, ok!?
 
Sobre o ladrão na cruz, usei a palavra "deve" ter sido batizado, porque obviamente isso não está registrado nas escrituras, mas lembrando que nem tudo que ocorreu foi lá registrado, como diz João. E mesmo que não tenha sido batizado, no período de mil anos, os templos da Igreja estarão abertos para que todos os batismos pelos mortos que ainda não foram realizado sejam feitos.
 
Vc também dá a entender que o batismo seria apenas um ritual. Não, o batismo é uma ordenança sagrada instituída e praticada por ninguém mais que o próprio Jesus e depois plenamente praticada e ensinada - e não poderia ser diferente - pelos Seus apostólos como as escrituras atestam em diversas passagens (não as incluo para não ficar longo). Portanto, não um ritual per si, já que é ordenada pelo proprio autor e consumador de nossa fé, salvação e redenção, a saber, Jesus Cristo.
 
Vc ainda cita a escritura de Rom. 10:9-10 que diz "Se com tua boca confessares... serás salvo tu e tua casa..."
 
Observe, prezado Yuri, que Paulo está pregando sobre a salvação e a ordenança do batismo é uma consequência natural dessa salvação. Perceba: Vc houve falar de Jesus, que Ele é o Cristo, "com o coração crê e, com a boca confessa sobre Ele, então vc vai naturalemente para o passo subsequente que é a ordenança do batismo. Não tem como ser diferente!
 
Veja a pregação ocorrida na festa de Pentecostes e observe as claras palavras de Pedro sobre a relação íntima entre crer e ser batizado.
 
Logo após aquela multidão ouvir sobre Cristo a escritura diz: "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. (At. 2:37-38)
 
Perceba como isso é claro e perfeitamente harmonizado com a ordem de Cristo: "... aquele que crer e for batizado será salvo"
 
Observe a enfática colocação da palavra que Pedro usou: "Cada um" e compare com a mesma exatidão de Cristo: "Aquele". Eles estão falando a cada individuo que, se creu em Cristo, então agora você precisa ser batizado. Perceba que os dois, tanto Jesus como Pedro terminam com a ordem ou sentença que seja batizado...
 
Por isso reafirmo para você, o batismo é essencial para a nossa salvação e redenção e, todos que voltarem a presença de Deus terão que ter passado por essa sagrada ordenança.
 
Um fraternal abraço,
 
Irineu

 

 
----- Original Message -----
From: <vania.santos@...>
To: <defesadafe@yahoogrupos.com.br>
Sent: Friday, November 29, 2002 10:01 AM
Subject: [Apologética Aplicada] Batismo

Irineu não quero debater, mas tenho curiosidade sobre este assunto de batismo pelos mortos, pelo que entendi, se uma pessoa aceitou a Jesus e Morreu sem o batismo, alguém tera que fazer o batismo por ela é isso? Sei que vc já explicou em outros e mails mas eu estava sem tempo de ler todos me desculpe estar ainda com esta dúvida, Deus abençoe.
 

----- Original Message -----
From: "IRINEU2" <irineu2@uol.com.br>
To: <defesadafe@yahoogrupos.com.br>
Sent: Friday, November 29, 2002 10:59 AM
Subject: [Apologética Aplicada] Batismo - Vania

Sim, Vânia.

Em duas situações.
 
Tendo ela aceitado Jesus e não teve tempo (provavelmente porque morreu em seguida ou pouquissimo tempo depois) para receber a sagrada ordenança do batismo, alguém dentre os vivos fará essa ordenança em seu lugar.

A outra situação é para aqueles que nunca ouviram falar de Jesus, isso compreendendo todas as pessoas que vivem ou já viveram sobre a Terra e vão morrer ou já morreram sem ter tido conhecimento das boas novas de Cristo e, este com certeza é o grupo maior.

Ainda existem outras que mesmo tendo tido conhecimento sobre o evangelho - e, por razões que somente o Senhor sabe, pois ele escrutina os corações e o mais profundo âmago de seus filhos - também rejeitaram o batismo. Sendo assim, essas últimas também - porque não receberam o batismo em vida - serão batizadas.

Entretanto, tenha em mente que o batismo não substitui a aceitação de Cristo, que todos deverão ter previamente aceitado no mundo espiritual para que o batismo realmente seja eficaz.

sds,
 
Irineu


Cap. 11