ANJOS DA GUARDA

 


Existem Anjos da Guarda? Eles nos protegem? Como fica então o papel do Espirito Santo?

 

ANJOS DA GUARDA EXISTEM?

Larry E.Dahl,

Professor História e Doutrina da Igreja-BYU

Há alguma coisa de verdade na idéia de que temos anjos da guarda que cuidam de nós e nos protegem?
                       
Nossas escrituras contém muitas referências a "'anjos"' e "anjos ministradores''. No entanto, o termo Anjo da Guarda não é
usado. As escrituras nos ensinam a respeito do papel dos anjos ministradores, como testificou Mórmon: "É pela fé que os anjos aparecem e exercem seu ministério em favor dos homens. Portanto, ai dos filhos dos homens, se estas coisas tiverem cessado, pois isso terá acontecido em virtude de sua descrença.''(Morôni 7:31).

As escrituras mostram que os anjos aparecem e ministram aos homens para:

- Anunciar e testificar de acontecimentos relativo à obra e glória de Deus (vide Mateus 1:20-21, 28:1-6, Lucas 1:11-20, 2:8-14, Apoc.14:6 até o final, e D&C 88:92-110)
- Pregar o evangelho e ministrar `'aos filhos dos homens e lhes darem instruções relativas à vinda de Cristo'' (Morôni  7:22, vide também Moisés 5:58).
- Declarar `'a palavra de Cristo aos vasos escolhidos do Senhor, para que dêem testemunho dele'' (Morôni 7:31, vide também Mosias 3:1-27).
- Trazer à terra `'seus direitos, suas chaves, suas honras, sua majestade e glória, e o poder de seu sacerdócio'' (D&C 128:21, 27:12, 110:11-16, e JS 2:68-70).
- Proteger e orientar os servos de Deus em tempos de tribulação, de modo que possam cumprir seus propósitos (vide Atos 5:18-20, Daniel 3:28, 1 Néfi 3:29, e Helamã 5).
- Trazer conforto, instrução e advertências às pessoas fiéis em tempos de necessidade (vide Gen.16:7, Exo.23:20-23, Mat.2:13, 19:20, 1 Néfi 11:14, 15:30, e Alma 8:14-18).

Quem são esses anjos?

O Senhor revelou que `'não há anjos que ministram a esta terra, a não ser aqueles que pertenceram a ela'' (D&C 130:5). Esses personagens podem ser espíritos que ainda não nasceram na mortalidade, ou que viveram na terra, mas ainda não foram
ressuscitados. Ou poderiam ser seres com corpos tangíveis, que foram ressuscitados ou transladados. (D&C 129:1-9).

O Presidente Joseph F. Smith deu-nos uma pequena visão dos anjos que ministram aos que estão na terra: `'Os mensageiros enviados para ministrar aos habitantes desta terra não são estranhos, mas sim nossos familiares, amigos, companheiros e servidores. Os profetas antigos que morreram, foram aqueles que vieram visitar os seus semelhantes sobre a terra. Visitaram a Abraão, a Isaque e a Jacó...Tais seres... ministraram ao Salvador no Monte das Oliveiras...Os nossos pais e mães, irmãos, irmãs e amigos que passaram por esta terra, tendo sido fiéis e dignos de gozar desses direitos e privilégios, podem receber a missão de visitar os seus parentes e amigos na terra, trazendo da presença divina mensagem de amor, de advertência, ou reprovação e instrução àqueles que aprenderam a amar na carne.'' (Doutrina do Evangelho,p.399-400).

Mas cada um de nós tem determinado `'anjo da guarda'' para nos acompanhar na mortalidade?

Numa conferência geral de 1973, o Presidente Harold B.Lee citou a respeito das bênçãos recebidas de um mensageiro celeste invisível: `'Eu sofria por causa de uma úlcera que a cada dia se agravava. Estávamos viajando em uma missão, minha esposa Joan e eu, quando sentimos, numa certa manhã, que deveríamos voltar para casa o mais rápido possível... A caminho de casa, ao atravessarmos o país, estávamos sentados na parte dianteira do avião, e alguns dos membros estavam na parte posterior. Em certo ponto da viagem, alguém colocou as mãos sobre minha cabeça. Olhei para ver quem era e não vi ninguém. Mais tarde, esse fato se repetiu antes de chegarmos em casa. Quem era, eu não sei. Por que aquilo havia acontecido, também não sei. A única coisa que sabia é que recebera uma bênção, e mais tarde verifiquei que precisava dela urgentemente. Logo que chegamos, minha esposa, preocupada, chamou o médico...Ele pediu para falar comigo pelo telefone, a fim de saber do meu estado, ao que lhe respondi: `'Estou  um tanto cansado , mas creio que tudo está bem''. Pouco depois, comecei a ter hemorragias que, se tivessem ocorrido durante a viagem, eu não poderia estar falando-vos aqui, hoje''. (Permanecei em locais sagrados, Liahona,03-1974, p. 46-47).

O Presidente Lee prometeu também aos jovens da Igreja a ajuda de um `'anjo de Deus'': "Jovens de hoje, viajamos juntos...Pode ser uma tempestade onde a fúria da natureza é desencadeada ou uma comoção mental ou emocional que ameaça destruição. Qualquer  que seja a ocasião ou causa, podeis, pela fé, intensificada pelo jejum ou "havendo já
muito que não comia'', como Paulo, ter a vosso lado durante a "noite'' turbulenta, um "anjo de Deus de quem (sois) e a quem
(servis)''. (Decisions for Sucessful Living, Deseret Book, p.79-80).

Se cada pessoa tem ou não um "anjo da guarda'' é um tópico tratado há alguns anos pelo Elder John A . Widtsoe:
"Sem dúvida, anjos frequentemente nos guardam de acidentes ou do mal, da tentação e do pecado. Pode-se corretamente falar deles como anjos da guarda. Muitas pessoas prestaram e podem prestar testemunho das diretrizes e proteção que receberam de fontes além de sua visão natural.  Sem a ajuda que recebemos da presença constante do Santo Espírito, e de possíveis anjos sagrados, as dificuldades da vida seriam muitas vezes multiplicadas. A crença comum, no entanto, de que cada pessoa nascida no  mundo tem um anjo da guarda designado para estar com ela constantemente, não é confirmada pela evidência de que dispomos...Um anjo pode ser um anjo guardião, embora venha apenas conforme for designado para nos dar ajuda especial. Na realidade, a presença permanente do Santo Espírito parece tornar desnecessária essa companhia angélica constante. Assim, até que obtenhamos mais conhecimento, podemos dizer que anjos podem ser mandados para nos guardar, de acordo com nossa necessidade. Mas não podemos dizer, com certeza, que haja um anjo da guarda especial, para acompanhar cada pessoa constantemente.'' (The Improvement Era, 04-1944, p.225).

Em nossos dias, tanto o Presidente Joseph Fielding Smith como o Elder Bruce R. McConkie reconheceram que podemos receber ajuda de anjos ministradores em momentos críticos de nossa vida, mas que o verdadeiro "anjo da guarda" de cada pessoa na terra é o poder e a orientação de que dispomos por intermédio da Luz de Cristo e do Espírito Santo. (Vide Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, Vol.1, p.58-59).

Portanto, a evidência de que dispomos parece mostrar que:

1-Cada um de nós tem acesso constante a um tipo de influência protetora, por intermédio da Luz de Cristo e do Espírito Santo.
2-Anjos ministradores são às vezes enviados para orientar, confortar, proteger e instruir os servos do Senhor e outras pessoas fiéis em tempos de necessidade.
3-Anjos que ministraram em nosso favor - quer visíveis ou invisíveis - podem incluir entes queridos que já partiram e que estão cientes de nossa situação e preocupados como nosso bem-estar.
4-A fé é um fator importante na ministração de anjos.
 

Enviado por Luiz Polito